Programação em Java

A tecnologia Java é usada para desenvolver aplicativos para uma ampla variedade de ambientes, de dispositivos consumidores a sistemas corporativos heterogêneos. Nesta seção, obtenha uma visualização de alto nível da plataforma Java e seus componentes.

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos feita na Sun Microsystems, hoje Oracle Corporation, lançada em 1995.
A semelhança da sintaxe do Java com C e C++ não é coincidência, derivou dessas linguagens mesmo. Porém, programar em Java é mais simples, pois é alto nível. Isso quer dizer que não nos preocupamos tanto com detalhes baixo nível, como memória, processamento, ponteiros, lixo etc.
O Java já provém um gerenciamento automático de memória e um coletor de lixo, que facilitam a vida do desenvolvedor.

O curso de Programação em Java aborda amplamente uma das mais poderosas linguagens de programação da atualidade, com aplicações em várias plataformas e ambientes. O aluno aprenderá os conceitos básicos para uso desta linguagem, desde os operadores aritméticos até a interface gráfica, incluindo noções de banco de dados.

Aula 1 - Java - Primeiro Contato
Aula 2 - Fundamentos da Linguagem